SJ News - шаблон joomla Авто

 pontotransp

faixa jubileu grande2

Jesus ressuscitado aparece no meio da comunidade reunida. Nós também, reunidos com os nossos irmãos na fé, fazemos a experiência do Ressuscitado e celebramos a Misericórdia de Deus. A experiência dos discípulos foi muito especial, já que eles viram o corpo glorioso do Senhor. A nossa experiência, sem ser do mesmo modo, não deixa de ser maravilhosa, por que contemplamos e comemos o corpo eucarístico do Senhor, comungamos o seu Corpo e o seu Sangue. No mistério da Eucaristia está todo o Mistério Pascal do Senhor. Eis aqui um argumento totalmente convincente para que não faltemos a Missa dominical!

     Já contei alguma vez o que se segue, mas penso que poderia servir-nos para que estejamos atentos: “Fui à igreja durante 30 anos – escrevia um senhor na seção “Cartas ao Diretor” de um jornal –, e desde então escutei mais ou menos 3000 homilias. Não posso, porém, lembrar-me de nenhuma delas. Penso então que eu perdi o meu tempo e os sacerdotes o seu ao dar sermões ao vazio.” Essa carta abriu uma polêmica durante semanas, até que alguém escreveu: “estou casado há 30 anos. Desde então fiz aproximadamente 32000 refeições entre almoços e jantares. No entanto, não posso lembrar-me de nenhum menu inteiro de nenhum desses dias. Não posso, porém, concluir que essas refeições não serviram para nada. Alimentaram-me e deram-me forças para viver, e se eu não tivesse feito aquelas refeições já estaria morto.”

     Uma última recomendação: vá à Missa ainda que você não sinta nada. Não importa! Nós não servimos a Deus em troca de sentimentos. Por outro lado, caso o Senhor nos conceda um sentimento de alegria e de satisfação, agradeçamos-lhe, mas não façamos desses sentimentos o motivo da nossa lealdade, da nossa fidelidade. Dá pena escutar a esses ex-católicos afirmando que mudaram de igreja por que lá, na outra, se sentem bem. Ora, para sentir-se bem, basta ir a uma discoteca! Desculpem que eu tenha baixado o nível, porém, convenhamos! Não se pode viver a fé como se fosse um sentimento. A fé é uma luz que ilumina toda a minha vida e lhe dá sentido. Que o Senhor ressuscitado aumente a nossa fé.

Pe. Françoá Costa

Liturgia

Formacao liturgica2    Canto liturgico    Folheto dominical