SJ News - шаблон joomla Авто

 pontotransp

faixa jubileu grande2

A instituição dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística - MECE, foi inciativa do Papa Paulo VI e promulgada com a Instrução "Immensae caritatis" da Congregação para a Disciplina dos Sacramentos, em 29 de janeiro de 1973.
Os Ministros Extraordinários são normalmente leigos ou religiosos(as) idôneos, escolhidos entre os paroquianos pelo pároco ou administrdor paroquial e instituídos pelo Bispo Dicoesano, a quem foi dada esta faculdade pelo Santo Padre.
Distinguem-se dos Ministros Ordinários da Eucaristia, que são bispos e sacerdotes para a celebração da Eucaristia e a distribuição da Sagrada Comunhão, e os diáconos para a distribuição da Comunhão aos fiéis.
Por se tratar do ministério extraordinário, a faculdade é concedida por tempo determinado, por exemplo para dois anos.
A função dos MECEs é ajudar o celebrante a distribuir a Santa Comunhão na Santa Missa e a levá-la aos enfermos.
Atualmente na Diocese de Anápolis existem 1070 Ministros Extraordinários divididos entre as 4 regiões pastorais da Diocese (reg. 1: 466; reg. 2: 250; reg. 3: 168; reg. 4: 195). Recebem a formação pelos seus párocos ou administradores paroquiais. Duas vezes por ano acontecem, nas quatro Regiões Pastorais, encontros de oração, espiritualidade e formação permanente.
Prestam um valioso serviço para a pastoral diocesana.

Liturgia

  
Liturgia diaria   Liturgia das Horas

Calendário

Calendario dioc   Curso noivos