Papa Aparecida

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes.

Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rioParaíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 o encontro da Imagem completará 300 anos.

Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove oJubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário.

Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

Será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional com sinos fabricados na Holanda e a grandiosa Cúpula da Basílica que também será inaugurada no Ano Jubilar.

O dia12 de outubro de 2016 marcará a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930. A preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado em outubro de 2017, já começou e se mantém centrada no projeto “Rumo aos 300 anos”, desenvolvido pelo Santuário Nacional.

Por ser um projeto pastoral, seu principal objetivo é promover a evangelização. “Existem objetivos específicos que são: promover a devoção a Nossa Senhora, preparar toda a comunidade católica no Brasil para que abrace esse grande momento festivo, e também motivar a visita da Imagem peregrina jubilar por todo o país”.

Elaborado, em conjunto, pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, o projeto começou com o lançamento de um selo comemorativo, presente em todas as ações e materiais relacionados ao jubileu. Os elementos (cruz, barco e a Imagem milagrosa) fazem referência à religiosidade brasileira. Ao longo de 2014, diversas atividades foram iniciadas para serem concluídas até 2017, como as comemorações em sintonia com o Santuário de Fátima, em Portugal, que no mesmo ano celebrará o centenário da aparição da Virgem aos três pastorzinhos.

A abertura das celebrações ocorreu em maio, quando a Casa da Mãe recebeu uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, enviada por seu santuário em Portugal. Em 2015, é a vez da Senhora Aparecida ser entronizada em Fátima. Visita peregrina – O ponto alto desta preparação é a visita da imagem peregrina jubilar às dioceses de todo o Brasil. No ano que passou, a Imagem da Padroeira foi enviada a treze (arqui)dioceses e mais de cinquenta já se inscreveram para recebê-la em 2015.

“É a Mãe que vai ao encontro de seus filhos, para que, em outubro 2017, os filhos venham até a Mãe, no Santuário Nacional”. De cada capital visitada, é colhida uma porção de terra para que seja composta uma coroa jubilar. Uma caminhada que deverá unir o Brasil ao redor de Nossa Senhora Aparecida, por laços de fé e amor.

Fonte: http://www.saopedrogramado.com.br/

ORAÇÃO JUBILAR A N. SRA. APARECIDA

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela Imagem,

há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul.

Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos,

apenas filhos muito amados.

Diante de Vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão!

Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida

de milhões de outros filhos e filhas vossos.

Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas,

saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida.

Nós Vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado!

Hoje, em vosso Santuário, nós vos acolhemos como Mãe,

e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós:

o vosso Filho Jesus, nosso Salvador.

Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece!

Ensinais-nos a viver o vosso jubileu com gratidão e fidelidade!

Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs

de nossos Irmão Primogênito, Jesus Cristo.

Amém.