Está em curso o Congresso Teológico da Diocese de Anápolis, que teve início na última quinta-feira, 18. Neste sábado e domingo, 20 e 21, o evento é direcionado aos Religiosos (as) e Leigos.

Na manhã deste sábado o Cardeal e arcebispo emérito da Arquidiocese de Aparecida – SP, Dom Raimundo Damasceno Assis, falou em sua conferência do “Tricentenário de Nossa Senhora Aparecida”. Para Dom Damasceno, “a misericórdia de Deus se manifestou por meio encontro da Virgem da Conceição Aparecida”. O Arcebispo emérito ressaltou a importância de lembrar que o encontro da Imagem no Rio Paraíba do Sul se deu num período de escravidão no Brasil. Segundo ele, “há várias explicações para a cor da Imagem”, dentre outras razões, a cor negra da Imagem “é sinal de solidariedade para com o povo escravo”. Viam a Imagem como misericórdia de Deus pelas as minorias.

O Congresso teve ainda outras conferências: “Mariologia do Papa João Paulo II”, com o Bispo diocesano, Dom João Wilk; “Piedade Mariana e Consagração a Nossa Senhora”, com Padre Fidelis Stockl, OCR; e a “A atualidade da mensagem de Fátima e Lourdes”, com o Padre Gessione Alves Cunha.

No domingo serão as seguintes conferências: “Aparições Marianas – critérios de autenticidade”, com o Padre Françoá Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia e “Maria na Evangelização da América Latina”, com Dom João Wilk. O Congresso Teológico 2017 se encerra com o almoço.